h1

Colunas do BC – Fanático da Arquibancada

19 março, 2008

Mineirão: ex-Estádio de Futebol

Marcão TFC

“É inaceitável que o futebol seja colocado em segundo plano para realização de um evento de música axé no gramado do estádio!”

Erguido em 1963 o gigante da Pampulha foi palco de grandes e memoráveis espetáculos. Com capacidade inicial de 130.000 pessoas, tornou-se o segundo maior estádio do país atrás apenas do Maracanã.

O projeto de construção do Mineirão antecede em mais de 25 anos a sua data real de inauguração quando na década de 1940 pretendia-se erguer em BH um estádio com grande capacidade já que os três maiores clubes da capital possuíam seus próprios estádios mas estes sem estrutura para receber a crescente demanda de torcedores. Todos com capacidade máxima de 10.000 pessoas.

No fim dos anos de 1940 com Belo Horizonte sendo confirmada uma das sedes da Copa do Mundo de 1950, a cidade se viu obrigada a construir um estádio maior e que comportasse um evento do porte de uma Copa. O modesto clube Sete de Setembro ficou encarregado de comandar as obras do novo campo. Nascia assim o estádio Independência, que apesar dos receios quanto a sua conclusão a tempo da Copa do Mundo acabou sendo entregue em tempo para a partida entre Iugoslávia e Suíca em 25 de junho de 1950 com a prefeitura de Belo Horizonte tendo assumido a frente do projeto .

No início da década de 1950 inicia-se em BH um processo para construção de um estádio ainda maior, a principio um projeto para um estádio universitário nas imediações do campus da Universidade Federal na Pampulha.

Surgiram outras propostas, inclusive para construção do estádio no terreno que hoje é o BH Shopping mas em 1959 o governador Bias Fortes assinou a lei para criação do Mineirão aumentando e muito o projeto inicial para 100.000 torcedores.

Neste mesmo ano começaram as obras, em terreno cedido pela Universidade Federal que via na construção do estádio eficiente medida para ocupação da ainda deserta região da Pampulha.

A construção do Mineirão foi um marco para a engenharia nacional, com inúmeros avanços em sua construção. Seus engenheiros fizeram uma grande análise do Maracanã localizando deficiências a não serem repetidas no projeto. Foram inclusive ao Japão que acabara de erguer arenas olímpicas de onde vieram muitas das inovações de sua construção

Com trabalhos em três turnos, 24 horas de construção, mais de 5000 pessoas envolvidas no projeto o gigante da Pampulha foi finalmente erguido com sua estréia em 5 de setembro de 1965 com uma partida amistosa entre Seleção Mineira e o River Plate da Argentina.

Desde então o Mineirão foi palco de memoráveis momentos, sem nenhum fanatismo, todos eles do Cruzeiro já que não existe sequer um registro de uma grande conquista das cocotas no estádio.

Na história recente é fácil lembrar de duas Super Copas em 1991 e 1992, Libertadores de 1997, Copa do Brasil e Brasileiro de 2003 que junto com o Mineiro 2003 deram a Tríplice Coroa ao Cruzeiro.

Fora das quatro linhas, também foi palco de outros momentos dignos de estarem imortalizados na história do estádio como a quebra do recorde de publico na final do Mineiro de 1997 quando o Cruzeiro levou 132.834 torcedores ao estádio para assistirem a mais uma conquista celeste.

Em 1992, a torcida Cruzeirense proporcionou a maior média de público pagante em todas as competições do futebol mundial até hoje. Nunca uma torcida manteve uma regularidade tão grande em todas as partidas de sua equipe em uma competição. Na campanha da Supercopa daquele ano, os cruzeirenses estabeleceram uma média de 73 mil pagantes nas partidas realizadas em Belo Horizonte. Empurraram o time para o título de bi-campeão da Supercopa lotando o Mineirão em todos os jogos. Uma marca mundial.

Qual a razão de trazer esse pedaço da história do nosso estádio?

Qual a razão de trazer alguns episódios memoráveis da história do estádio que se fundem com a história do Cruzeiro?

Por quê toda a luta de 5 mil operários, todo empenho de políticos e governantes para que Belo Horizonte tivesse um grande palco para o espetáculo único e exclusivamente do futebol está sendo desrespeitada?

É inaceitável que o futebol seja colocado em segundo plano para realização de um evento de música axé no gramado do estádio!

Para agravar a situação e deixar perplexos qualquer amante do futebol, no ano em que o Cruzeiro está participando da Copa Libertadores, maior competição do continente o time se vê obrigado a mudar a praça do jogo para Ipatinga pois o nosso lendário Mineirão estará sendo preparado para o show de tosco-music.

E não pensem que minha rixa é apenas devido a ser um show de músicas débeis-rebolativas. Estive dia 2 de março no Parque Antártica em São Paulo para o show do Iron Maiden e comentei sobre a cobertura que usaram sobre a grama. Uma manta emborrachada, você percebia que era uma coisa tecnológica e até pensei que aquilo realmente iria amortecer o impacto sobre o gramado e permitir seu uso para o futebol na logo na sequência. Mas na semana passada Wanderley Luxemburgo reclamou na imprensa do estado do gramado após o show, pois a grama foi compactada de tal maneira que acabou com a drenagem do campo.

Agora, além do prejuízo de jogar sem o apoio de grande parte da torcida, o Cruzeiro corre o risco de nos jogos seguintes enfrentar um gramado danificado, e que pode levar a sérias lesões nos jogadores.

Belo horizonte tem dezenas de outras área, o próprio estádio do Independência foi palco de vários shows como este, agora , por quê o Mineirão? Temos o Mega Space, temos o Expominas. O tal do “Espaço Folia” no bairro Olhos D’água não foi criado para reunião dos seres que querem ficar rebolando e requebrando? MAS POR QUE O MINEIRÃO?

MINEIRÃO É ESTÁDIO DE FUTEBOL! E PONTO FINAL!

Se você assim como eu está revoltado, deixe o seu comentário. Vamos reunir todos eles e entregá-los na ADEMG, Federação Mineira de Futebol e no próprio Cruzeiro.!

Marcão TFC (perfil completo)

marcão@torcidafanaticruz.com.br

Anúncios

19 comentários

  1. É palhaçada mesmo… agora te pergunto: Como despencar para Ipatinga no meio da semana?? Ninguém trabalha e/ou estuda né!

    É complicado, brigar contra a renda que esse evento traz ao Mineirão é impossível… e o pior, é o tipo de show que so dá adolescente achando que é gente grande e, em sua maioria, não tá nem aí para as bandas!

    Claro, no intervalo entre temporadas em que o estádio fica quase inutilizado, é até compreensível ter um evento desses. Mas no meio de uma libertadores? É brincadeira ….


  2. Onde eu assino?
    Um jogo do Cruzeiro na Libertadores valendo a classificação e ainda contra um time argentino ser transferido para outra cidade por causa de um show de arché!!!!
    Parece mentira, mas não! É mais uma pegadinha da ADEMG.


  3. Infelizmente nada que façamos irá mudar isso, è preciso tirar os projetos do papel , a arena do Cruzeiro já virou novela e está sendo apresentada novamente como “vale a pena ver de novo” . Enquanto ficarmos dependente de estádio Dos outros estaremos sempre sujeitos a tais situações. Não estou desmerecendo o Ipatingão sei que lá é 90% China Azul, mas é pequeno. Esse jogo será o primeiro da Libertadores que eu não vou, assim como muitos que eu sei que iriam também não vão.


  4. Brincadeira de mau gosto, mas de muito mau gosto MEEEESMO!

    Fox Arena já!!


  5. Marcão,
    Sua coluna está perfeita, concordo com tudo o que foi relatado, o Mineirão vem perdendo o espaço para shows, o que causa imensa revolta, um espaço construido para o Futebol que não é designado para a sua missão inicial por um mero show.
    É de revoltar, e muito!

    PS: Evite desmerecer o gosto de outras pessoas, eu não gosto de Axe e pelo jeito você também nem um pouco, porem as pessoas tem o livre arbitrio de ouvir o que querem sem sofrer nenhum tipo desmerecimento, pode ser que alguem se ofenda com o que voce escreveu. Só um toque.

    Arthur de Araújo
    http://www.radarceleste.com


  6. Concordo em gênero, grau e número a Ademg deveria mudar então a classificação do Mineirão de Estádio de Futebol para Estádio de Eventos & Futebol.
    Desrespeito para com os torcedores, com os clubes e com o Futebol.


  7. Marcão, belo depoimento !! Com certeza toda nação azul compadece da mesma opinião que você .. é inadimicível isto..
    A Ademg quer saber é de dinheiro!!No clássico todos viram a estampa da Cemig nas cadeiras, tudo por que covardimente bloquearam aquela gande faixa da arquibancada só para faturar um pouquinho mais e a torcida que se dane.. Coo o show dará mais dinheiro eles prontamente liberaram o Mineirão e enxotaram o Cruzeiro de lá… Mas eles esqueceram de quem promoveu a imagem do Mineirão .. quem o mostrou para o mundo como sua casa este estádio.. quem sempre enxeu os arquibancadas .. o único clube que realmente joga e ganha títulos neste estádio : o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.

    E Diretoria celeste apressem a construção da nossa verdadeira casa .. aquela que ninguém nos tirará de lá!! A única arena 5 estrelas do mundo!!!
    Dalê Zêro!


  8. Marcão, muito pertinente sua colocação, o mineirão está perdendo sua identidade, que na verdade é uma identificação na cor Azul Celeste! Essa bandeira do axé já está se tornando rotina no palco do futebol. Não sei mais se o mineirão pode ser considerado o Gigante da Pampulha, porém, sua história é grande como conquistas e recordes de públicos da nação azul.

    Temos que movimentar os cartolas celestes para a construção do estádio do Cruzeiro. Com isso o cruzeiro terá liberdade para administrar a renda e a nação azul terá sua casa.

    Saudações Celestes!!!


  9. ARTHUR, VOU DESMERECER SIM, SEMPRE!

    PARA QUEM TEM OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM ESTRANGEIROS VOCES NAO FAZEM A IDEIA DA IMAGEM DO NOSSO PAÍSLA FORA

    UM PAÍS ICONE DO SEXO, DO TURISMO SEXUAL, CARNAVAL, PUTARIA.

    ESSAS MUSICAS JA REPARARAM A LETRA? AGREGAM O QUE? LETRAS IMBECIS E VAZIAS!

    LETRAS CRETINAS QUE INCENTIVAM COREOGRAFIAS EM QUE ATE SERES PSEUDO-MASCULINOS FICAM REBOLANDO

    É GAY! É BAIXO NIVEL!

    VOU SEMPRE SER OCNTRA ESSA BUNDALIZACAO DA CULTURA!

    VIVA O ROCK!!!!!!!!!!


  10. Tá apoiado Marcão!

    Existem outros locais para se fazer os shows.

    O máximo que dá pra admitir é fazer essas festas na época de férias do futebol.

    No mais: a volta da cerveja também seria importante… Ou a punição é para apenas os torcedores de futebol? Os axézeiros vão beber no Mineirão? Putz !


  11. Marcao
    Concordo com quase tudo que vc escreveu porem é inegavel que nossa diretoria trabalhou mal neste caso, para mim a culpa é mais dela que da ademg


  12. EXCELENTE ARTIGO MARCÃO!
    NAO RETIRO UMA LETRA DO QUE VOCE DISSE.
    BELAS COLOCAÇÕES E REALMENTE ISTO É UM ABSURDO!


  13. Cara ninguém merece!!!
    Que eu saiba o mineirão é um estádio de futebol!!!
    Nem se fosse o show do system of a down…ainda mais de Axé!!!


  14. Concordo com você Marcão!!!
    Ãxé é uma porcaria!!!
    E Viva o metal!!!


  15. Sangue Azul – Rock na Vêia !

    Esse é o dono de um dos maiores programas da Rádio 5 Estrelas.

    Concordo contigo em tudo sobre esse fato… é lamentável realização desses shows…

    Belo comentário do Mota… Os axézeiros vão poder tomar cerveja no Mineirão né! Dentro do gramado né! Mas os torcedores é que são os zé mané né!

    Salvem o futebol ! Daqui a pouco vai ter rodeio no Mineirão.. ai quero vê transformar o gramado numa arena…

    Fabiano Alves (binho)
    http://www.radio5estrelas.com.br/


  16. brincadeira colocar um evento rebolativo de viado em troca de um dos maiores eventos mundiais atras apenas de: copa do mundo, olimpiadas e liga dos campeoes da UEFA. Viva o Rock’n’roll, o futebol e o Rock’n’roll.

    Viva o Futebol, Viva o Mineirão!!!
    Cruzeiro X San Lorenzo – Mineirão –


  17. Estaremos com faixas e cartazes no próximo jogo aqui em Ipatinga da campanha “100% Fora Marcinho”.
    O cruzeiro merece algo melhor que jogador de 2.a divisão como o Marcinho. Perde a bola e fica parado (fazendo o que? torcendo para o patetico?) “100% Fora Marcinho”.


  18. Cruzeiroo com mt orgulho com mt amoor ♥


  19. Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥
    Uma vez cruzeiro sempre cruzeiro ♥



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: