h1

Colunas do BC – Consulado Azul no Planalto

6 março, 2008

Meninos sem pátria

Fox – DF

“Estão para chegar ao nosso querido Cruzeiro dois jovens atacantes. Especula-se que sejam eles: Carlos Preciado, de 22 anos, e Javier Reina, de 19 anos, ambos Colombianos, jogadores do América de Cali.”

Este foi um ótimo livro que lí na minha pré-adolescência. Da série Vagalume, era a história de um garoto que viveu o terror da ditadura e, pela perseguição sofrida por seu pai, teve de sair do país, como um nômade vagando entre outros países, como o Chile que também sofreu com a ditadura, até chegar à França q os acolheu. Só voltou ao Brasil depois de adulto, com a anístia concedida aos asilados políticos.

Mas porque estou falando isso? Bem, há um fenômeno no futebol atual que é a migração de jovens jogadores, não por perseguição política, mas pela esperança de um “asilo financeiro”. Assim, muitos de nossos jovens sonham em ir para a europa tão logo apareçam na mídia (alguns conseguem este feito), deixando para trás sua família, seus amigos, sua terra… e tendo à frente novos desafios, além do esporte, como: uma nova lingua a aprender, novos costumes desta nova terra, culinária exótica para seus padrões…

Da mesma forma, para nossos vizinhos, somos vistos como um degrau para chegar à europa. Estão para chegar ao nosso querido Cruzeiro dois jovens atacantes. Especula-se que sejam eles: Carlos Preciado, de 22 anos, e Javier Reina, de 19 anos, ambos Colombianos, jogadores do América de Cali. Além deles já temos no elenco o também jovem Marcelo Moreno, um boliviano filho de jogador brasileiro, e Giovanni “La Sombra” Espinosa, o experiente equatoriano. Já estamos contratando extrangeiros até mesmo para compor nossas categorias de base! Este fim de semana foi anunciada a contratação do meia-atacante equatoriano Fidel Francisco Martínez Tenorio, de 18 anos, que jogará na equipe jr, por enquanto. Isso mesmo! No JÚNIOR!!!

Os garotos têm saído cada vez mais cedo de seus países de origem e isto pode afetar o emocional deles, o que fatalmente comprometerá seu desempenho em campo. Portanto, paciência com a garotada, pessoal! Não é muito a se pedir. Vamos deixar os garotos ganharem confiança e mostrarem a que vieram. Não se chega a um clube da dimensão do Cruzeiro à tôa.

Fox – DF (perfil completo)

Anúncios

12 comentários

  1. Não sei se são boas contraçôes, pra falar verdade creio que ninguem sabe! Estava-mos esperando grandes nomes e a diretoria nos apresenta estes, não quero tomar opiniões precipitadas, o melhor que se tem a fazer é esperar as figuras chegarem , se forem bons vamos levantar e aplaudir se forem ruins, vamos levantar e vaiar, não tenho duvida. A maior característica que nós cruzeirenses temos é a da cobrança e exigencia, O fato é: tem que chegar e resolver ,pois ficar no mais ou menos pro Cruzeiro não serve!

    Abraço Celeste!


  2. Bom, chegamos à última coluna das 3 que irão enriquecer o BC ao longo da semana.

    Não estipulamos um dia fixo para cada coluna. Portanto elas serão publicadas ASAP (As Soon As Possible).

    Fox-DF me chamou atenção pelas ótimas análises dos jogos. O mineiro instalado em Brasília tem opiniões muito bacanas sobre o futebol do Cruzeiro e seu estilo de escritura é muito fluído e símples de entender.

    A partir de hoje, ele cuidará da coluna Consulado Azul no Planalto. Será muito interessante saber o que está rolando na capital brasileira, que sem dúvida possui uma forte atuação da torcida cruzeirense.

    Saluti Celesti


  3. Pierre, beleza?

    Esses dias estava procurando um motivo pelo qual a torcida cruzeirense anda com estopim muito curto em relação ao time. Até ouvimos casos de vaias direcionadas ao Adilson nas substituições de terça passada (que absurdo!)
    Eu atribui isso à campanha de 2007. Nos ficamos de cabelo em pé so de lembrarmos as atuações desse ano “trágico”. Quem não se lembra das viradas no finalzinho? Dos apagões aéreos apesar do nosso ataque fantástico? Hoje, no mínimo indício de pouca aplicação de um de nossos jogadores, a torcida chia. E com razão! Esse ano temos tudo para ganhar alguma coisa. Só com raça e aplicação poderemos sair vitoriosos nas competições que estamos disputando. Mas a cobrança deve ser sadia, portanto mais auto-confiança e menos váias durante o jogo.

    Como disse, atribuo essa desconfiança à campanha de 2007, mas o Paulo Cesar Vasconcellos, jornalista muito bom do SporTV, tem uma outra explicação plausível, que vou colar aqui ipsis litteris:

    “A explicação para a descrença que acompanhou o início da preparação do Cruzeiro é mais simples do que parece: estamos condicionados a só se entusiasmar com elencos formados por jogadores badalados ou conhecidos, mesmo que não sejam tão bons assim.

    O Cruzeiro foi coberto exatamente por esta idéia. A começar pelo técnico. O trabalho do Adílson Batista chegou pela primeira vez a um clube com o tamanho e a biografia do Cruzeiro. Ninguém sabia o que ele pensava e tampouco o que pretendia. Nem sei se já sabem, mas uma coisa é certa: a sua maneira de olhar para o futebol é muito mais interessante do que outros técnicos que dão expediente à beira do campo e o resultado disso é um time vistoso, agradável de ver atuar e que não perde o faro do gol nem um momento sequer.”

    PCV no artigo “Que trem é esse”
    http://sportv.globo.com/SporTV/Home/0,,GEN318-4933,00.html

    Saluti Celesti


  4. Pra ser sincero também gostava de ler os comentários do Fox sempre muito sensatos. Parabéns FOX pela oportunidade recebida e parabéns Benny pela oferta dessa oportunidade.

    Esses “Meninos sem Pátria” que na verdade tem, mas defenderão um time de outra, tomara façam sucesso no Cruzeiro.

    Benny citaram no PHD-J.Santana essa opinião do PCV e eu concordei totalmente com ela e agora acho também como vc que o time de 2007 tem parcela de responsabilidade na desconfiança da Nação Azul.


  5. Outro dia escutei a Dimara Oliveira do Minas Esporte dizendo que os comentaristas a nível nacional já estão apostando no Cruzeiro e ela citou que um renomado comentarista da SporTv havia colocado o Cruzeiro como um dos favoritos ao título.. Agora sim benny, fechou a lista de comentaristas do PLANTEL BC.. Acho q estes garotos vão calar a boca de muita gente ainda… seja bem vindo Fox .. manda vê na coluna aee .. vc é um Cruzeirense muito convicto e sem medo de dizer o que pensa, não que os outros não sejam assim mas em vc esta característica é marcante.. é bom um colunista assim..

    A fila de vendas de ingressos na loja do Cruzeiro é o dobro da das frangas é 3 a 0 em campo e 3 a 1 nas arquibancadas..
    Dalê Zêro!


  6. Muito bem destacado Benny!
    O maior respons´vel pela boa fase do Maior de Minas sem dúvidas é o adilson, só pra ter uma idéia de quanto ele tem passado injustamente despercebido pelo torcedor, vou colocar uma questão: O fabrício é um dos nomes mais importantes do Cruzeiro e já tem seu lugar na garganta do torcedor celeste, pois é este garoto vinha comendo a bola e teve que entrar na faca e está recuperando…
    será que sentimos falta dele esse ultimo jogo? Sabe o que significa isso? Significa Trabalho bem feito,o Cruzeiro tem 2 times, isso é dedicação, Fui ao treino do cruzeiro antes do jogo contra o Vila e fiquei admirado com a atitude do Adilson, è um cara que na hora de repartir os uniformes a primeira a ser entregue é a dele mesmo, Literalmente joga com o time, Quem foi ao mineirão contra o Caracas percebeu a atitude dele na hora que o Moreno caiu perto dele, ele simplesmente pegou o braço do moreno e o levantou dizendo: “levanta levanta !!!”
    Acho que os gritos de Burro, são de torcedores que não conhecem o cruzeiro e não o acompanha!
    Isso não é babação de ovo porque o Cruzeiro está bem , è simplesmente RECONHECIMENTO que está faltando aos olhos do Torcedor em relação ao trabalho BEm feito do adilson!
    Desculpa pelo desabafo , mas estava esperando uma oportunidade pra dizer isso!

    ABRAÇO.


  7. Seja bem vindo, Fox. O Benny mandou muito bem com a sua escolha, que sempre faz análises e comentários diretos e bem observados.
    O BC se enriquece ainda mais com sua coluna.

    Sangue Azul nas veias! Abraços 5 estrelas a todos,


  8. De http://msn.foxsports.com/fsi/fse/story/futbol/colombia/primeradivision?contentId=7867216

    Preciado, delantero del América que este mes cumplirá 23 años, ya pasó por los clubes colombianos Pancho Villegas y Real Cartagena, y por el argentino Boca Juniors.

    Reina, un centrocampista nacido en Cali hace 19 años, es jugador de las canteras (base) del América desde 2004 y es considerado como una de las últimas revelaciones del club vallecaucano.


  9. Tks Jorge, muito bom te ver por aqui, contribuindo preciosamente com sua participação.

    Saludos Celestes


  10. Fox muito bem lembrado, paciência com a garotada é fundamental, jovens podem se revelar um grandes talentos, e também em algumas apresentações podem ser esquecidos.

    Alguns torcedores são muito exigentes, mas esse momento é crítico para esses atletas.

    Saudações Cruzeirenses!!!


  11. Tirando esses dois jogadores que irão ser contratados em parceria com o grupo Sonda, o Cruzeiro está atrás de um atacante por conta própia. Deve ser um cara de nome.

    Abraços


  12. Obrigado a todos pelas mensagens de incentivo.

    E um agradecimento especial ao Benny por abrir este espaço para os novos colunistas do BC e por me dar a oportunidade de participar deste projeto!

    Espero corresponder e trazer assuntos interessantes para que possamos debater sobre esta que é uma paixão em comum entre todos que participam deste blog: nosso querido Cruzeiro Esporte Clube.

    Saudações Celestes!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: