h1

Saudades Eternas – Ciao Carmine

9 janeiro, 2008

Uol Esporte

Carmine FurlettiEm nota divulgada pela sua assessoria de imprensa, o Cruzeiro informou a morte do ex-presidente do clube, Carmine Furletti, ocorrida na manhã desta quarta-feira. O sepultamento do ex-dirigente histórico, que estava com 81 anos, será nesta quarta, às 17h, no Cemitério Parque da Colina, na capital mineira.

Furletti foi o responsável pelo futebol do Cruzeiro na década de 1960, quando o clube formou um dos maiores times de sua história. Encabeçado pelos craques Tostão e Dirceu Lopes, o time celeste conquistou a Taça Brasil de 1966 e superou o Santos de Pelé.

Em dupla com o amigo Felício Brandi, que assumiu a presidência do clube em 1961, Furletti comandou o futebol do clube até 1982. Nesse período, a dupla conquistou 11 títulos estaduais e a Copa Libertadores de 1976, além da Taça Brasil de 1966.

Mais do que os títulos, a gestão Furletti/Brandi foi responsável pelo crescimento do Cruzeiro, que se tornou ainda mais conhecido em função do time formado nos anos 1960. A dupla foi responsável pela construção da Toca da Raposa I, que serviu de local de preparação da seleção brasileira para as Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Em 1982, Carmine Furletti foi eleito presidente do Cruzeiro e cumpriu mandato de dois anos. Nessa época, o time celeste conquistou o Campeonato Mineiro de 1984 e encerrou o jejum de sete anos sem título estadual.

Veja Também:

Depoimento no Blog Jogos Imortais
Depoimento no Blog Páginas Heróicas Digitais

Anúncios

2 comentários

  1. Eu não acompanhei de perto a atuação deste honrado dirigente, mas fica o meu agradecimento por ter tornado o meu Cruzeiro um dos clubes mais poderosos das Américas e, no período negro como os anos 80, ter resgatado o orgulho cruzeirense quando mais ninguém acreditava na reação e na força do gigante de Minas.

    Ciao Presidente.

    Saluti Celesti


  2. Grande homem, grande Cruzeirense, devemos muito a ele! Descanse em paz, no Céu Azul…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: